O volume de processos judiciários no Brasil é muito alto e eles ocorrem de forma lenta. Além disso, os conflitos estão por toda parte e podem contar com o Mediador para serem resolvidos. Nesse contexto, as áreas de atuação do Mediador têm se expandido, sendo as principais:
- Judicial
- Extrajudicial
- Sindical
- Empresarial
- Preventiva
- Familiar
- Comunitária
- Estudos em Ciências Sociais e Comunicação relacionadas à solução de conflitos
O mediador pode atuar de forma autônoma ou em vários tipos de instituições:
- Tribunais de Justiça
- Câmaras privadas de mediação
- Escritórios de advocacia
- RH de empresas
- Cartórios
- Universidades
Se você gosta de ajudar a solucionar conflitos, o curso de Mediação é perfeito para você!
Para ser um bom Mediador, é preciso ter escuta ativa e comunicação clara, habilidade de simplificar e resumir problemas e ideias, organização, empatia e sobretudo discrição e imparcialidade. Favorecer o diálogo produtivo e a compreensão entre as partes envolvidas são fatores chave dessa profissão.
No dia a dia desse profissional, a capacidade de trabalhar em equipe e de exercer a liderança será crucial para que as disputas sejam resolvidas de forma consensual.
Para quem já atua na área nas áreas de Direito, Psicologia, Pedagogia ou Recursos Humanos, esse curso é uma ótima escolha para uma segunda graduação.
A mediação de conflitos tem se tornado mais conhecida do público em geral e cada vez mais entidades públicas e privadas oferecem esse serviço. Desta forma, a demanda por Mediadores tem aumentado.
O salário varia conforme os diversos níveis hierárquicos e de acordo com a experiência do profissional. Nas empresas, a trilha mais comum é: Trainee, Júnior, Pleno, Sênior ou Master, sendo a remuneração média de R$1.700 para o primeiro nível e R$4.500 para o último.
Para quem exerce a função na área judicial, a remuneração é feita por caso e é geralmente atrelada ao valor do processo.
Esse curso também é muito procurado por quem deseja prestar concurso público, exclusivo para sua área de atuação ou algum outro que exija graduação inespecífica em nível superior.