Os principais caminhos que o Tecnólogo em Marketing pode seguir são:
Vendas e Publicidade
Marca/Branding
Endomarketing
Gestão de Sucesso do Cliente/Customer Success
Pesquisa de mercado
Eventos
Marketing Digital
Consultoria
Produto
Inbound Marketing
Neuromarketing
E-commerce
Marketing de Relacionamento
Marketing Estratégico
Marketing Operacional
Marketing Esportivo, Político, Social ou Cultural
Marketing Antropológico
E são muitas as instituições que necessitam desses profissionais:
Institutos de Pesquisa
Agências de Publicidade
Empresas de Comunicação
Partidos Políticos
ONGs
Órgãos do Governo
Empresas diversas
Consultorias
Empresas de eventos
Grandes empresas varejistas
Você se considera um estrategista? Gosta de imaginar o que leva as pessoas a adquirirem um produto ou serviço? A carreira de Marketing parece ser uma ótima opção para você!
Em primeiro lugar, para ser um profissional de Marketing competente, você precisa ser um bom avaliador de pessoas e públicos. É importante ser detalhista, observador, curioso, criativo e inovador, e ter pensamento estratégico e habilidade de negociação. Também é necessário raciocínio lógico e analítico, organização, comprometimento, disciplina e grande capacidade de comunicação para entender as necessidades dos clientes.
Essa carreira requer trabalho em equipe multidisciplinar. O Tecnólogo em Marketing vai interagir com Publicitários, Designers, Redatores, Agentes Comerciais etc.
O estudo constante fará parte de toda sua trajetória para se manter inteirado sobre tendências, alterações comportamentais da sociedade e novas linguagens.
O mercado de trabalho para o profissional de Marketing é bastante concorrido. Os salários variam de acordo com as regiões do país, com o tipo de atividade e de empregador, sendo que as empresas de Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral são as que melhor remuneram esse profissional, cerca de R$ 5.300.
Tecnólogos em Marketing também são requisitados para órgãos públicos, os salários desses profissionais em concursos específicos são cerca de 21% maiores que os da média da iniciativa privada.