Os principais caminhos que o Jornalista pode seguir são:
- Jornalismo esportivo
- Jornalismo econômico
- Assessoria de imprensa
- Jornalismo cultural
- Marketing Digital
- Reportagem
- Comunicação institucional
- Jornalismo digital
- Fotojornalismo
- Produção
- Redação publicitária
E há muitas instituições que necessitam desses profissionais:
- Agências de Publicidade
- Editoras
- Empresas de Comunicação
- Emissoras de TV, Jornais, Revistas e Rádio
- ONGs
- Órgãos do Governo
- Produtoras de vídeo, áudio e Internet
- Consultorias
- Blogs
Você adora o universo da notícia? Está sempre por dentro do que acontece no país e no mundo? Gosta de investigar e repassar fatos? A carreira de Jornalismo pode ser a escolha perfeita para você!
Em primeiro lugar, para ser um bom Jornalista, você precisa ter forte compromisso com a verdade, muita responsabilidade e imparcialidade. É importante escrever bem, ser detalhista, persistente, curioso, criativo, e ter senso crítico, olhar sensível e apurado, ousadia e autenticidade. Também é necessário raciocínio lógico, organização, disciplina e grande capacidade de comunicação e trato com as pessoas.
O estudo constante fará parte de toda sua trajetória para se manter inteirado sobre acontecimentos, tendências e avanços.
É muito comum que o Jornalista trabalhe tanto de forma autônoma como em empresas, dessa forma o número de oportunidades de trabalho formal para esse profissional não reflete a realidade desse mercado, que tem crescido cada vez mais.
Para os que preferem atuar na iniciativa privada, os salários variam de acordo com as regiões do país, com o tipo de atividade e de empregador, sendo que as Agências de notícias são as que melhor remuneram esse profissional, cerca de R$ 4.400.
Jornalistas também são requisitados para órgãos públicos, os salários desses profissionais em concursos específicos são cerca de 16% maiores que os da média da iniciativa privada.