O modelo cooperativo tem sido usado para viabilizar negócios em muitas áreas de atuação:
- Social
- Saúde
- Agronegócio
- Consumo
- Educação
- Infraestrutura
- Mineração
- Turismo
- Crédito
- Transporte
- Trabalho
- Produção de Bens e Serviços
- Habitacional
O Tecnólogo em Gestão de Cooperativas encontra oportunidade nas seguintes instituições:
- Cooperativas singulares, centrais e federais
- Confederações
- Organizações Não Governamentais (ONGs)
- Associações de bairro e de pequenos produtores
Você gosta da ideia de juntar pessoas com interesses comuns para que todos se beneficiem? A carreira em Gestão de Cooperativas pode ser a escolha certa para você!
Para ser um profissional de excelência nessa área, é imprescindível gostar de lidar com pessoas e ser proativo, humanista, comunicativo, dinâmico, detalhista e organizado. Ter visão estratégica e sistêmica, e espírito empreendedor também são características essenciais.
Ainda, é fundamental se manter sempre atualizado com relação ao cenário global em seus diversos aspectos e ter habilidade para liderar e mediar conflitos. Trabalho em equipe será uma constante em toda sua trajetória acadêmica e profissional, esteja preparado!
O cooperativismo é um movimento mundial, existem hoje mais de 3 milhões de cooperativas em 150 países. No Brasil são mais de 5.000 e em tendência de crescimento. Nesse cenário, e por ainda existirem poucos Tecnólogos em Gestão de Cooperativas, seu mercado de trabalho está aquecido.
Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, especialização e conforme o tipo de empregador. A remuneração para quem está começando a carreira gira em torno de R$ 1.600, mas pode chegar a R$ 6.800 em cargos mais avançados em empresas maiores.
Tecnólogos em Gestão de Cooperativas também são requisitados para órgãos públicos, por meio de concursos que exijam graduação inespecífica em nível superior.