São muitas as áreas de atuação do Tecnólogo em Gestão da Qualidade:
- Estratégia, Procedimentos e Gestão da Qualidade
- Gestão, Consultoria e Staffing
- Qualidade e Processos
- Certificação de Qualidade
- Auditoria
- Modelagem de Processos
- Especificações técnicas
- Perícias, emissão de laudos e pareceres técnicos
E há várias instituições que o empregam:
- Startups
- Empresas de Tecnologia
- Órgãos Públicos
- Indústrias
- Comércio e Serviços
- E-commerce
- Instituições financeiras
- Empresas de planejamento, assessoria e consultoria de projetos
- Organizações Não Governamentais
- Instituições de ensino
- Institutos e centros de pesquisa
- Agências de publicidade e marketing
Você é exigente e costuma ser criterioso com o que compra? A carreira em Gestão da Qualidade pode ser a escolha certa para você!
Para ser um profissional de excelência nessa área, é imprescindível se interessar por negócios e mercados. É importante gostar de lidar com pessoas e ser dinâmico, detalhista e organizado. Ter perfil analítico, visão estratégica, boa comunicação oral e escrita, e capacidade de avaliar riscos e tomar decisões também são características essenciais.
Ainda, é fundamental se manter sempre atualizado com relação ao cenário global em seus diversos aspectos e ter habilidade para liderar. Trabalho em equipes multidisciplinares e sob pressão serão uma constante em toda sua trajetória acadêmica e profissional, haja inteligência emocional, esteja preparado!
O nível de exigência dos consumidores está cada vez mais alto e a competitividade entre as empresas mais e mais acirrada. Oferecer produtos e serviços de qualidade são, portanto, um grande diferencial. Nesse cenário, a atuação de profissionais especializados em Gestão da Qualidade é imprescindível para as organizações. O mercado de trabalho para esse profissional está sempre aquecido.
Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, especialização e conforme o tipo de empregador. A remuneração para quem está começando a carreira gira em torno de R$ 2.200, mas pode chegar a R$ 9.300 em cargos mais avançados em empresas maiores.
Tecnólogos em Gestão da Qualidade também são requisitados para órgãos públicos, por meio de concursos que não exijam graduação específica em nível superior.