Em geral, o Gastrônomo trabalha como autônomo e são muitas as áreas de atuação desse profissional:
- Chef de Cozinha
- Personal Chef
- Segurança Alimentar
- Consultoria gastronômica
- Gestão de estabelecimentos
- Confeitaria e panificação
- Cozinha criativa
- Desenvolvimento de produtos
- Eventos
- Crítica de Gastronomia
Diversas são as instituições que necessitam desses profissionais:
- Restaurantes
- Hotéis
- Cruzeiros marítimos
- Indústria alimentícia
- Buffets
- Confeitarias
- Empresas de fiscalização sanitária
- Escolas
- Hospitais
Você adora cozinhar? Mais que isso, vive inventando novas receitas e combinando ingredientes inusitados? Que tal escolher a Gastronomia como carreira!
Em primeiro lugar, é necessário gostar de servir e agradar às pessoas. Também é imprescindível ser muito responsável e respeitar as regras de segurança alimentar e de operação da cozinha. Além disso, para ser um bom Gastrônomo, é importante ser criativo, inovador, ousado, ter senso estético e aliar tudo isso com a técnica!
Organização, comprometimento, disciplina, bom gerenciamento de tempo e grande capacidade de comunicação e liderança são características muito relevantes para esse profissional.
Ser autodidata é um diferencial, pois o estudo constante fará parte de toda sua trajetória para se manter inteirado sobre tendências, inspirações, referências e desenvolvimento de novos ingredientes.
O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Gastronomia tem alta demanda. Em 2021, as contratações formais desse profissional aumentaram 33%.
Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, especialização e também conforme o tipo de empregador, sendo os que os Hotéis são os que melhor remuneram esse profissional, acima de R$ 3.600.
Gastrônomos também podem prestar concurso público que exija graduação inespecífica em nível superior.