Você pensa que farmacêutico trabalha na farmácia, certo? Sim, mas não é só isso! Olha tudo que o profissional de Farmácia pode fazer:
Desenvolver programas de saúde em órgãos governamentais;
Fabricar produtos na indústria farmacêutica, cosmética ou alimentícia;
Fazer o controle de medicamentos em hospitais, clínicas, farmácias e drogarias;
Fazer pesquisa acadêmica e clínica na área da saúde;
Gerenciar resíduos de serviços de saúde;
Lidar com gases e misturas de uso terapêutico;
Manipular medicamentos especiais;
Trabalhar com análises clínicas e toxicológicas em hospitais e laboratórios.
Se você deseja aprender sobre química e biologia, e tem curiosidade sobre os medicamentos e como eles interagem no organismo, o curso de Farmácia é para você.
É uma graduação que precisa de bastante estudo e organização, então é fundamental ter disciplina e proatividade. E mesmo que você escolha trabalhar fechado em um laboratório, vai precisar aprender a trabalhar em equipe e lidar com pessoas durante o curso de Farmácia. Desenvolver a capacidade de tomar decisões também será imprescindível!
A demanda por profissionais de Farmácia tem crescido bastante. Só no último ano, as contratações formais aumentaram mais de 16%.
Os salários variam conforme as regiões do país e segundo o tipo de especialização e empregador. Os mais bens remunerados, acima de R$ 5.000, são os farmacêuticos especialistas em análise de solo e os de alfândega; e em se tratando de setores que empregam esse profissional, os maiores salários estão na indústria farmacêutica.
Farmacêuticos também são requisitados para órgãos públicos, porém os salários desses profissionais são cerca de 4% menores que os da iniciativa privada.