O mercado de trabalho para Engenheiros Elétricos está sempre aquecido. São várias as áreas de atuação desse profissional:
- Construção Civil
- Sistemas Eletrônicos
- Automação
- Telecomunicações
- Fornecimento de Energia Elétrica
- Sistemas de Controle
- Eletrotécnica
- Engenharia Biomédica e Setor Hospitalar
- Instrumentos de Medição
- Desenvolvimento de Hardware
E são muitas as instituições que empregam o Engenheiro Elétrico:
- Concessionárias de energia
- Indústrias
- Consultorias
- Empresas prestadoras de serviços
- Setor público
- Usinas
- Subestações
- Linhas de Transmissão
- Empresas de Telecomunicações
- Construtoras
- Indústrias que fabricam sistemas elétricos e de automação
Você fica fascinado pelas maravilhas da energia elétrica? O curso de Engenharia Elétrica pode ser uma boa opção de carreira para você!
Para ser um bom Engenheiro, gostar de Matemática, Física e Tecnologia é praticamente obrigatório. Ter bom raciocínio lógico, curiosidade e interesse por solucionar problemas também são características muito importantes para esse profissional. Ainda, dominar o idioma Inglês para estar sempre atualizado com relação às novas tecnologias e tendências do setor e poder concorrer a vagas em empresas multinacionais também será crucial para o sucesso nessa carreira.
Analisar dados, planejar e executar, usando habilidades técnicas na prática, assim como trabalho em equipe, organização e liderança vão fazer parte da trajetória acadêmica e profissional do Engenheiro Elétrico.
Se você já atua como Técnico Eletricista, cursar Engenharia Elétrica pode ser seu próximo grande passo.
O mercado de trabalho para o Engenheiro Elétrico está sempre em alta. Grandes obras de infraestrutura e telecomunicações e investimentos em energia renovável contribuem para a grande demanda desse profissional. No último ano, as contratações formais desse profissional cresceram 24%.
Os salários podem variar de acordo com as regiões do país e conforme o tipo de empregador, sendo que as empresas de Transmissão de energia elétrica estão entre as que melhor remuneram esse profissional, acima de R$ 11.000.
Engenheiros Elétricos também são requisitados para órgãos públicos, porém os salários desses profissionais em concursos específicos são cerca de 15% menores que os da iniciativa privada.