O mercado de trabalho para Engenheiros de Produção está sempre aquecido. São muitas as áreas de atuação desse profissional:
- Gestão da produção
- Gestão da qualidade
- Gestão econômica
- Ergonomia e segurança do trabalho
- Gestão do produto
- Gestão do conhecimento organizacional
- Gestão ambiental
- Educação em engenharia de produção
- Logística
- Pesquisa Operacional
- Engenharia Organizacional
- Engenharia do Trabalho
E também são diversas as instituições que empregam o Engenheiro de Produção:
- Indústrias diversas: mecânica, química, civil, siderúrgica etc.
- Empresas de serviços
- Empresas de manufatura e fabricação
- Agronegócio
- Consultoria de projetos industriais
- Universidades e centros de pesquisas
- Instituições financeiras
- Setor público
Você se considera criativo e versátil? Gosta tanto de Exatas quanto de Humanas? O curso de Engenharia de Produção pode ser uma ótima alternativa de carreira para você!
Para ser um bom Engenheiro de Produção, gostar de Matemática, Tecnologia, Administração e Economia é praticamente obrigatório. Ter bom raciocínio lógico, curiosidade e interesse por solucionar problemas também são características muito importantes para esse profissional. Ainda, dominar o idioma Inglês para estar sempre atualizado com relação às novas tecnologias e tendências do setor e poder concorrer a vagas em empresas multinacionais também será crucial para o sucesso nessa carreira.
Ter espírito crítico, estratégico e analisar dados, planejar e executar, usando habilidades técnicas na prática, assim como trabalho em equipe, organização e liderança vão fazer parte da trajetória acadêmica e profissional do Engenheiro de Produção. Buscar resultados cada vez mais precisos e econômicos será sempre sua meta.
O mercado de trabalho para o Engenheiro de Produção está sempre em alta. No último ano, as contratações formais desse profissional cresceram 44%.
Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, especialização e conforme o tipo de empregador, sendo o Rio de Janeiro o estado que melhor remunera esse profissional, acima de R$ 8.900. Engenheiros que exercem funções administrativas em empresas e instituições financeiras também costumam ter salários acima da média.
Engenheiros de Produção também são requisitados para órgãos públicos, porém os salários desses profissionais em concursos específicos são cerca de 2% menores que os da iniciativa privada.