Sobre o curso
O curso de Licenciatura em Educação Especial da Pitágoras é 100% online, pensando no grande benefício de aprender com maior flexibilidade e autonomia. Durante os 8 semestres de duração, os estudantes realizam suas atividades em uma plataforma virtual, e podem contar com o apoio dos professores ou tutores a todo momento. Um dos maiores diferenciais da Faculdade Pitágoras é a formação atualizada, que atende às mais recentes diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Todas as competências trabalhadas na grade curricular consideram situações reais do cotidiano escolar e visam ao desenvolvimento de um profissional altamente capacitado.
O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
O educador que trabalha com a Educação Especial tem uma contribuição muito significativa para a sociedade, ajudando na inclusão e evolução de pessoas que apresentam determinadas necessidades. Além das dificuldades de aprendizagem, há aquelas com limitações físicas, visuais, auditivas, intelectuais e transtornos globais do desenvolvimento, por exemplo. Alunos que apresentam superdotação também necessitam de abordagens diferenciadas durante sua aprendizagem. Todos esses pontos são trabalhados pelo curso de Educação Especial. O acompanhamento de especialistas nessa área é essencial para a implementação de estratégias mais flexíveis e eficientes nas escolas. É preciso que considerem as necessidades individuais de cada aluno e consigam oferecer recursos para o seu progresso.
O FORMATO DE LICENCIATURA
A Licenciatura é um tipo de graduação voltada para o universo educacional. Nesse sentido, o curso abrange tanto a formação básica quanto atividades complementares que enriquecem a experiência do aluno e ampliam o seu nível de conhecimento sobre os temas estudados. Entre os principais tópicos estão:
● História da Educação Especial;
● Atendimento Educacional Especializado;
● Deficiências Intelectuais e Transtornos Globais do Desenvolvimento;
● Libras e Braille;
● Fundamentos da Educação Inclusiva.
Para quem se destina?
Qualquer pessoa com interesse nessa área pode se inscrever no curso, desde que já tenha completado o ensino médio. Essa também é uma boa oportunidade para profissionais que já têm alguma Licenciatura e querem adquirir uma capacitação diferenciada para lidar com a educação inclusiva.
O PERFIL IDEAL DO ALUNO
Os alunos da Educação Especial costumam ser pessoas que se encantam pelo processo de aprendizagem, principalmente pelo privilégio de auxiliar outros estudantes na superação de suas dificuldades.
Como nem sempre essa é uma trajetória linear, a paciência e a empatia são duas características que fazem a diferença na prática profissional. Em geral, os educadores que lidam com pessoas especiais são muito humanos, acolhedores e dedicados à missão de abrir caminhos para que o ensino seja cada vez mais inclusivo.ÁREA DE ATUAÇÃO
O MERCADO DE TRABALHO HOJE
Uma das grandes vantagens de apostar na Educação Especial e ter uma formação específica na área é conseguir se destacar no mercado de trabalho. Inclusive, esse é um diferencial que deve influenciar a remuneração do educador, considerando que a média salarial hoje é de R$ 3.178,03*1.
A realidade no Brasil é que existem poucos profissionais especializados, enquanto a demanda é crescente. Nos últimos 10 anos, pesquisas indicam que houve um crescimento na procura desses especialistas 2, sobretudo para ajudar as escolas ou instituições diversas a superarem os desafios da educação inclusiva.
1 Dado da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Governo Federal.
2 Dado do MEC, documento de Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO FORMADO
Por ser um curso de Licenciatura, podemos dizer que a docência é a atividade mais comum dos profissionais formados em Educação Especial. Porém, há outras atuações possíveis no mercado.
Para quem não pensa em assumir a sala de aula, uma alternativa é trabalhar com o serviço de apoio pedagógico especializado em diferentes ambientes. Por exemplo:● escolas regulares ou especiais;
● organizações voltadas para a educação;
● classes hospitalares;
● clínicas;
● consultoria particular;
● ensino domiciliar.
*Sujeito a alteração
Grade curricular
Conheça as disciplinas do curso, separadas por pilares de conhecimento.
- Modalidades: