A sociedade tem dado cada vez mais importância para o conjunto: forma, função e estética! Com isso, o Designer Gráfico, que também pode trabalhar de forma autônoma, tem conseguido ampliar sua área de atuação. Os principais caminhos que ele pode seguir são:
- Design Gráfico em si
- Design de Games
- Animações
- Identidade Visual
- Diagramação
- Direção de Arte
- Design de Embalagens
- Web Design
- Produção impressa
- Design editorial
E são muitas as instituições que necessitam desses profissionais:
- Estúdios e escritórios de Design
- Laboratórios de Design
- Setores de Design em Indústrias
- Empresas de Consultoria
- Agências de Publicidade
- Editoras
- Departamentos de Arte de Empresas de Comunicação
- Emissoras de TV
- Empresas de Embalagens
- Gráficas
- Produtoras de Vídeos e Empresas Cinematográficas
- Startups
Você adora desenho? Observa formas e cores o tempo todo? E ainda curte softwares de tratamento de imagens? A carreira de Design Gráfico pode ser a escolha certa para você!
Em primeiro lugar, ter afinidade com Desenho e Arte é imprescindível! Além disso, para ser um bom Designer Gráfico, é importante ser detalhista, criativo e inovador, e ter senso estético, olhar sensível e apurado, ousadia e autenticidade. Também é necessário raciocínio lógico, organização, comprometimento, disciplina e grande capacidade de comunicação para entender as necessidades dos clientes e solucionar os problemas de forma funcional e bela.
O estudo constante fará parte de toda sua trajetória para se manter inteirado sobre tendências, inspirações, referências, avanços tecnológicos e novas ferramentas de computação gráfica.
É muito comum que o Designer Gráfico trabalhe como autônomo, dessa forma o número de oportunidades de trabalho formal para esse profissional não reflete a realidade desse mercado, que tem crescido cada vez mais.
Os salários variam de acordo com as regiões do país, com o tipo de atividade e de empregador, sendo que as empresas de Consultoria em tecnologia da informação são as que melhor remuneram esse profissional, cerca de R$ 5.200.
Designers Gráficos também são requisitados para órgãos públicos.