São muitas as áreas de atuação desse profissional:
Projetos, implantação, suporte e gerenciamento de redes de computadores
Desenvolvimento de sistemas
Especificação e documentação de requisitos
Arquitetura de software
Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Cloud Computing
Gerenciamento de projetos
Docência e Pesquisa
E são vários tipos de instituições que empregam o Cientista da Computação:
Startups
Empresas de desenvolvimento de software
Bancos e organizações para soluções financeiras
Comércio e indústria
Empresas de Consultoria
Instituições de ensino
Indústrias
Órgãos Públicos
Você gosta de tudo o que envolve tecnologia e inovação? Adora matemática? Então o curso de Ciência da Computação é a escolha certa para sua carreira!
Para ser um bom Cientista da Computação, gostar de Matemática, Lógica e principalmente Tecnologia é obrigatório. Ser detalhista, ter bom raciocínio crítico, curiosidade, criatividade e capacidade de abstração para desenvolver soluções adequadas também são características muito importantes para esse profissional. Ainda, dominar o idioma Inglês para estar sempre atualizado com relação às novas tecnologias e tendências do setor será crucial para o sucesso nessa carreira.
Trabalhar em equipes multidisciplinares será uma constante em toda trajetória acadêmica e profissional do Cientista da Computação, esteja preparado!
Se você já atua como Técnico em Análise de Sistemas ou Técnico em Processamento de Dados, cursar Ciência da Computação pode ser seu próximo grande passo.
A demanda da sociedade por tecnologia e inovação é crescente, por isso, o mercado de trabalho para quem cursa Ciência da Computação está sempre aquecido.
Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, especialização e conforme o tipo de empregador. Para quem escolhe trabalhar como desenvolvedor de sistemas, os salários médios são em torno de R$ 4.000, para arquitetos de software a média sobe para R$ 9.000
Profissionais de TI que escolhem exercer funções administrativas em empresas e instituições financeiras também costumam ter salários acima da média.
Cientistas da Computação também são requisitados para órgãos públicos, por meio de concursos exclusivos para sua área de atuação ou algum outro que exija graduação inespecífica em nível superior.