O mercado de trabalho para Arquitetura e Urbanismo está sempre aquecido. São muitas as áreas de atuação desse profissional:
Urbanismo
Paisagismo e Ambientes
Restauro de Edifícios
Comunicação Visual
Tecnologia da Construção
Luminotécnica
Pesquisa Científica e Tecnológica
Administração de Obra
Desenho de Mobiliário
Projeção Digital
Visualização Arquitetônica em 3D
Designer de imagens 3D
Social Media Designer
O Arquiteto pode trabalhar como autônomo, mas também são muitas as instituições que o empregam:
Escritórios de Arquitetura
Construtoras e Incorporadoras
Fabricantes de Móveis
Comércio de móveis e decoração
Instituições de ensino e pesquisa
Órgãos Públicos
Você é do tipo que coleciona panfletos de lançamentos imobiliários só para analisar as plantas dos apartamentos? Já fica imaginando novos layouts e como acomodar o mobiliário? Seus vídeos preferidos na Internet são os Diários de Obra? Não resta dúvida, Arquitetura e Urbanismo é a carreira perfeita para você!
Para ser um bom arquiteto, é necessário se interessar por arte, desenho e história, mas também precisa gostar de matemática, física e tecnologia. Ter habilidades manuais, ser criativo, observador, detalhista e ter boa noção espacial também são características relevantes para quem quer seguir essa profissão. Facilidade para se comunicar e entender as demandas dos clientes vai ser um grande diferencial em sua trajetória.
Ainda, é imprescindível que o Arquiteto se interesse pelo estudo constante e busca por inovações, já que é uma área com frequentes avanços tecnológicos e surgimento de novas tendências.
Se você já atua como Técnico em Edificações, cursar Arquitetura e Urbanismo será seu próximo grande passo profissional.
O mercado de trabalho para o Arquiteto está em alta. Em 2021, as contratações formais desse profissional cresceram 6%.
Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, especialização e conforme o tipo de empregador, sendo que as empresas que prestam serviços de engenharia são as que melhor remuneram esse profissional, acima de R$ 6.800.
Arquitetos também são requisitados para órgãos públicos, os salários desses profissionais são cerca de 32% maiores que os da iniciativa privada.