O aumento da consciência corporal e da preocupação com a imagem pessoal vem abrindo cada vez mais espaço e diversificação para a atuação do profissional da beleza, que pode exercer funções tais como:
Realizar assessorias e consultorias sobre imagem pessoal e embelezamento
Aplicar técnicas de visagismo e maquiagem
Orientar sobre etiqueta profissional e social
Relacionar as tendências da moda ao estilo e necessidades de seus clientes
Auxiliar nos processos de compras de cosméticos, roupas e acessórios
Elaborar e acompanhar tratamentos de beleza
Aplicar cosméticos
Executar abordagens terapêuticas manuais
Planejar, organizar e gerenciar centros de beleza
E são muitas as instituições que necessitam desses profissionais:
Salões de Beleza
SPAs
Centros de Estética
Clínicas dermatológicas
Centros de cabeleireiros
Academias
Hotéis e resorts
Indústrias
Você é fascinado pelo universo da beleza? Acompanha digital influencers de maquiagem, cabelo, estética e moda? A carreira de Embelezamento e Imagem Pessoal é uma ótima oportunidade para você!
Para ser um bom profissional da área da Beleza, é imprescindível gostar de cuidar das pessoas. São necessários habilidade manual, concentração, paciência e capricho. Além disso, discrição e empatia também são fundamentais, pois a profissão envolve bem-estar, vaidade e autoestima.
Ainda, é fundamental se interessar pelo estudo constante e busca por inovações, já que é uma área com frequentes avanços tecnológicos e em pesquisa e desenvolvimento, além de sempre surgirem novas tendências.
A Indústria da beleza é uma das mais fortes no mundo! O Brasil se destaca nesse cenário junto com EUA, China e Japão. É um mercado sempre em crescimento e bastante diversificado.
Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, conforme o tipo de serviço prestado e senioridade.
Atualmente não existem vagas exclusivas para esses profissionais no setor público, porém é possível prestar um concurso que exija graduação em nível superior inespecífica.