Sobre o curso

A Faculdade Pitágoras identificou as necessidades das empresas de tecnologia mais importantes do mundo para criar cinco cursos de desenvolvimento. O objetivo é permitir que você escolha uma carreira promissora, dedicando-se a algo que goste de fazer.
Um desses cursos é o de DevOps. Essa formação vai capacitar você para trabalhar na produção de softwares, mais especificamente na integração entre as equipes de desenvolvimento (Development) e de operações (Operations). Daí vem o termo.
Além do desenvolvimento de sistemas, o curso aborda os métodos ágeis, que são a base da rapidez na entrega do serviço. Você vai aprender a usar ferramentas inovadoras e entender do que se trata a cultura da automação — que é essencial para os negócios.

 

COMO É O CURSO DE DEVOPS DA PITÁGORAS?
O foco do curso de DevOps é preparar você para desenvolver softwares de maneira ágil, sempre visando à parceria entre as equipes de desenvolvimento e de operações.
Um dos diferenciais desse curso é sua duração: quatro semestres. Isso permite que você estude por um período mais curto e ingresse no mercado de trabalho com maior rapidez.
Isso ocorre pelo fato de o curso ser Tecnólogo, ou seja, uma graduação focada em tecnologia. Seus pilares são:
 

●    fundamentos — matemática, lógica e algoritmos são conectados a uma base sólida de conhecimentos sobre bancos de dados, persistência de dados e infraestrutura de redes;

●    técnico — linguagens, decomposição de problemas, modelagem e otimização;

●    ferramentas — para programação, modelagem, qualidade funcional e não funcional, testes, orquestração e monitoramento;

●    cultura — foco em práticas ágeis, de DevOps e colaborativas.

 

O curso de DevOps está disponível na modalidade EAD 100% online. O ensino é feito por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Isso garante comodidade, já que você pode se organizar para estudar nos horários que forem mais adequados à sua realidade. Inclusive, é muito importante ter disciplina para manter os estudos em dia.

 

GRADE CURRICULAR
No primeiro semestre, a grade curricular inclui disciplinas como Arquitetura e Organização de Computadores, Modelagem de Bancos de Dados e Algoritmos e Programação Estruturada.
O segundo semestre inclui um seminário sobre mindset ágil. Isso vai colocar você em contato com os métodos ágeis, que são fundamentais para a estrutura do trabalho de um profissional de DevOps. Análise Orientada a Objetos e Programação e Desenvolvimento de Bancos de Dados também fazem parte desse período.
Chegando ao terceiro semestre, você vai se aprofundar nas metodologias ágeis. As disciplinas incluem Infraestrutura Ágil, Implantação Contínua e Integração Contínua.
Por fim, o último semestre abordará o desenvolvimento e o monitoramento de dashboards. Monitoramento e Indicadores, além de Qualidade e Automação, também são disciplinas estudadas nesse período.
 

INGRESSO
Nos cursos 100% a distância, como é o caso do DevOps, o ingresso pode ser feito via vestibular online. Assim que você faz sua inscrição, um link para a prova é disponibilizado. Também é possível utilizar a nota do Enem para garantir a sua vaga.
 

CERTIFICAÇÕES DE PARCEIROS
A Faculdade Pitágoras disponibiliza aos alunos, gratuitamente, cursos de Certificação com Parceiros online. Isso é feito em conjunto com grandes empresas da área de tecnologia, como AWS Academy, AWS Educate, CISCO e HUAWEI ICT Academy.

AULA DESTAQUE
A Aula Destaque é ministrada por um profissional conceituado da área. É uma oportunidade de aprender diretamente com alguém com grande vivência na tecnologia.
Esses profissionais incluem Ricardo Amorim, Marcelo Castelli e Paulo Cunha. Trata-se de um conteúdo que está disponível no AVA e pode ser acessado pelos alunos a qualquer momento.