A sociedade tem dado cada vez mais importância para o bom planejamento dos ambientes internos de casas, empresas, comércios etc. Com isso, o Designer de Interiores, que também pode trabalhar de forma autônoma, tem conseguido ampliar sua área de atuação. Os principais caminhos que ele pode seguir são:
- Desenvolvimento de projetos de interiores (residências, escritórios, hotéis, comércios, bares e restaurantes)
- Elaboração de plantas de layout
- Desenho de mobiliário
- Projeto luminotécnico
- Gerenciamento de decoração de ambientes
- Acompanhamento e gestão de equipes em obras
- Cenografia de espaços em eventos e produções de teatro ou cinema
- Desenvolvimento de novos produtos
- Promoção e vendas de objetos, mobiliário e materiais de acabamento
E são muitas as instituições que necessitam desses profissionais:
- Escritórios de engenharia civil, arquitetura e design
- Lojas especializadas (móveis, acessórios decorativos e materiais de construção e acabamento)
- Indústria moveleira
- Agências de publicidade
- Órgãos Públicos
- Construtoras e Imobiliárias
Você é apaixonado por móveis e decoração? Observa formas e cores o tempo todo? A carreira de Design de Interiores pode ser perfeita para você!
Para ser um bom Designer de Interiores, é importante ter senso estético, criatividade, olhar sensível e apurado, ousadia e autenticidade. Também é necessário raciocínio lógico, organização e grande capacidade de entender as necessidades dos clientes e solucionar os problemas de forma funcional e bela.
O estudo constante fará parte de toda sua trajetória para se manter inteirado sobre tendências, inspirações, referências e novas técnicas. Saber desenhar e ter habilidades manuais certamente será uma vantagem. Ah, e mantenha sempre a mente aberta!!
É muito comum o Designer de Interiores trabalhar como autônomo, dessa forma o número de oportunidades de trabalho formal para esse profissional não reflete a realidade desse mercado, que tem crescido cada vez mais.
Para os que preferem atuar na iniciativa privada, os salários variam de acordo com as regiões do país, com o tipo de atividade e de empregador, sendo que as Agências de Publicidade e as Empresas prestadoras de serviços de organização de festas e eventos são as que melhor remuneram esse profissional, cerca de R$ 2.400.
Designer de Interiores também podem prestar concurso público que exija graduação inespecífica em nível superior.