Ciências exatas e da terra
Desenvolvimento Back-End - Tecnólogo
Sobre o curso
O curso de Desenvolvimento Back-End (Dev Back-End) é uma qualificação construída para formar especialistas. O propósito é direcionar os esforços, qualificando pessoas com uma visão mais aprofundada dos desafios, ferramentas, mercado e tecnologias de Back-End.
A expressão “Back-End” pode ser traduzida ou interpretada como “processo interno”. Por trás de um aplicativo, site ou software, existem operações lógicas que precisam estar em funcionamento. É como o corpo humano, que contém uma série de sistemas fundamentais, mas que permanecem invisíveis para quem interage com uma pessoa.
O profissional cuida dessa parte invisível das aplicações. O usuário de um site, por exemplo, enxerga um conteúdo audiovisual e interage com ele, mas por trás disso existem sistemas operando, que fazem a conexão com servidores, realizam buscas em bancos de dados, autenticam e permitem o acesso, entre outras atividades.
O QUE O CURSO TECNÓLOGO EM DEV BACK-END ABORDA?
O Tecnólogo insere rapidamente o profissional no mercado de trabalho. O curso pode ser concluído em 2 anos e concede o diploma de nível superior, permitindo o acesso aos processos seletivos para graduados, inclusive, concursos públicos.
Isso é possível porque os Tecnólogos são mais específicos. Enquanto um Bacharelado abrange toda uma área, como Ciências da Computação, Direito e Administração, a formação de 2 anos prioriza as competências relacionadas com profissões de interesse do aluno.
COMO É O CURSO DE DEV BACK-END DA PITÁGORAS?
O curso da Pitágoras desenvolve pessoas para a profissão e a cidadania. Assim, o aluno constrói não apenas as competências para ter uma carreira de sucesso, mas também o entendimento do contexto social.
Para isso, a qualidade no ensino é um dos valores mais importantes da faculdade. A proposta é qualificar o profissional tanto para o ingresso como para manutenção no mercado de trabalho, desenvolvendo as habilidades para que conquiste as primeiras oportunidades e, posteriormente, estabeleça uma rotina de atualização.
METODOLOGIA
O curso é oferecido a distância, na modalidade 100% online. Nela, o aluno tem ampla flexibilidade de horários e local de estudo, pois realiza suas atividades online. Além disso, o sistema de avaliação premia cada tarefa entregue, permitindo um acompanhamento mais próximo do desempenho, em vez de apostar todas as fichas em provas semestrais.
GRADE CURRICULAR
No começo do curso, as disciplinas dizem respeito aos fundamentos e conteúdos essenciais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, abordando:
● Lógica Computacional;
● Algoritmos;
● Banco de Dados;
● Linguagens de Programação;
● Engenharia de Software.
Posteriormente, ocorre o direcionamento para o Dev Back End com as disciplinas específicas:
● Frameworks para desenvolvimento de software;
● Segurança da Informação;
● Repositórios de Dados;
● Programação Web para Back-end;
● Arquitetura de Aplicações.
Além disso, ao longo do curso, são abordados temas que complementam as competências digitais, em disciplinas ou seminários, como Sociedade brasileira e cidadania, Design Thinking, cultura digital e mindset ágil.
FORMAS DE INGRESSO
Você pode ingressar no curso pelo vestibular online ou pelo tradicional, bem como por transferência externa. Também é possível usar a nota do Enem, desde que o resultado tenha sido superior a 200 pontos na prova de conhecimentos e na redação.
CANAL CONECTA
O Canal Conecta, por sua vez, é um benefício ligado à orientação e ao encaminhamento para o mercado de trabalho. No portal, o aluno dispõe de ferramentas para elaborar currículos, melhorar em entrevistas de emprego, fazer testes comportamentais e inscrever-se em processos seletivos de estágios e empregos dos parceiros da Pitágoras.
Para quem se destina?
A graduação é indicada para quem deseja perspectiva de crescimento e trabalho com tecnologia. Além disso, ela facilita a obtenção das primeiras oportunidades profissionais. Afinal, a ausência de experiência é compensada com uma carga horária maior nos tópicos específicos de Dev Back End, criando diferenciais imediatos para concorrer em processos seletivos.
QUAL É O PERFIL DO PROFISSIONAL DE DEV BACK-END?
O profissional de tecnologia é uma pessoa inquieta, ágil e dinâmica. Para acompanhar as mudanças rápidas e constantes que ocorrem em software e hardware, é alguém que está sempre em busca das novidades e de olho nas inovações.
Aliado à capacidade de aprender e ao gosto por tecnologia, Dev Back-End é bastante voltado para o trabalho colaborativo. No mercado, é comum várias pessoas atuarem no mesmo projeto, e o sucesso depende da cooperação, relacionamento e comunicação entre as partes.
Uma última característica é o perfil empreendedor. O papel do profissional é olhar para as necessidades das empresas e pessoas, desenvolvendo soluções de tecnologia. Logo, o empreendedorismo está no coração da atividade.
QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS DE QUEM SE FORMA EM DEV BACK-END?
As características não precisam estar presentes no início do curso. A faculdade traz ferramentas para desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e julgamentos adequados, e cabe ao aluno ser protagonista e tirar o máximo dos serviços.
Ao final do Tecnólogo, você vai os temas essenciais para atuar e crescer no segmento:● Linguagens de programação;
● Sistemas de computação e projetos de TI;
● Bancos de dados e servidores;
● Experiência do usuário e interface do usuário;
● Controle de qualidade e automação de testes;
● Aplicação de regras de negócios em Sistemas e Projetos;
● Acessibilidade e segurança;
● Comunicação, networking, empreendedorismo e capacidade de aprender.Áreas de atuação
Com essas competências digitais, técnicas e comportamentais, o graduado estará qualificado para atuar em três áreas:
● projetos e desenvolvimento de sistemas computacionais;
● administração e gerenciamento de banco de dados;
● gestão e segurança da informação.O conjunto apresenta inúmeras possibilidades. É que, além das empresas de tecnologia, o profissional pode atuar nos departamentos de TI de organizações com outra atividade principal, como telecomunicações, bancos, varejo, e-commerce e serviços. Por fim, pode iniciar o próprio negócio com desenvolvimento, suporte ou consultoria.
QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS PARA A ÁREA DE DEV BACK-END?
As principais tendências do mercado de tecnologia estão relacionadas com o crescimento e possibilidades para os profissionais qualificados. O Back-End, por exemplo, foi eleito um dos três cargos de TI em alta no último ano1. Os motivos para se qualificar também estão ligados à dificuldade das empresas em encontrar bons profissionais. O segmento de TI está entre os 10 mais difíceis para preencher vagas, devido à escassez de profissionais. E as funções de suporte e segurança, que podem ser realizadas pelos formados em Dev Back-End, são especialmente difíceis de encontrar2.
1Catho
2Escassez de Talentos 2020, ManpowerGroup.
Grade curricular
Conheça as disciplinas do curso, separadas por pilares de conhecimento.
- Modalidades: