Sobre o curso

O curso de Desenvolvimento Back-End (Dev Back-End) é uma qualificação construída para formar especialistas. O propósito é direcionar os esforços, qualificando pessoas com uma visão mais aprofundada dos desafios, ferramentas, mercado e tecnologias de Back-End.
A expressão “Back-End” pode ser traduzida ou interpretada como “processo interno”. Por trás de um aplicativo, site ou software, existem operações lógicas que precisam estar em funcionamento. É como o corpo humano, que contém uma série de sistemas fundamentais, mas que permanecem invisíveis para quem interage com uma pessoa.
O profissional cuida dessa parte invisível das aplicações. O usuário de um site, por exemplo, enxerga um conteúdo audiovisual e interage com ele, mas por trás disso existem sistemas operando, que fazem a conexão com servidores, realizam buscas em bancos de dados, autenticam e permitem o acesso, entre outras atividades.


O QUE O CURSO TECNÓLOGO EM DEV BACK-END ABORDA?
O Tecnólogo insere rapidamente o profissional no mercado de trabalho. O curso pode ser concluído em 2 anos e concede o diploma de nível superior, permitindo o acesso aos processos seletivos para graduados, inclusive, concursos públicos.
Isso é possível porque os Tecnólogos são mais específicos. Enquanto um Bacharelado abrange toda uma área, como Ciências da Computação, Direito e Administração, a formação de 2 anos prioriza as competências relacionadas com profissões de interesse do aluno.


COMO É O CURSO DE DEV BACK-END DA PITÁGORAS?
O curso da Pitágoras desenvolve pessoas para a profissão e a cidadania. Assim, o aluno constrói não apenas as competências para ter uma carreira de sucesso, mas também o entendimento do contexto social.
Para isso, a qualidade no ensino é um dos valores mais importantes da faculdade. A proposta é qualificar o profissional tanto para o ingresso como para manutenção no mercado de trabalho, desenvolvendo as habilidades para que conquiste as primeiras oportunidades e, posteriormente, estabeleça uma rotina de atualização.


METODOLOGIA
O curso é oferecido a distância, na modalidade 100% online. Nela, o aluno tem ampla flexibilidade de horários e local de estudo, pois realiza suas atividades online. Além disso, o sistema de avaliação premia cada tarefa entregue, permitindo um acompanhamento mais próximo do desempenho, em vez de apostar todas as fichas em provas semestrais.


GRADE CURRICULAR
No começo do curso, as disciplinas dizem respeito aos fundamentos e conteúdos essenciais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, abordando:

●    Lógica Computacional;
●    Algoritmos;
●    Banco de Dados;
●    Linguagens de Programação;
●    Engenharia de Software.

Posteriormente, ocorre o direcionamento para o Dev Back End com as disciplinas específicas:

●    Frameworks para desenvolvimento de software;
●    Segurança da Informação;
●    Repositórios de Dados;
●    Programação Web para Back-end;
●    Arquitetura de Aplicações.

Além disso, ao longo do curso, são abordados temas que complementam as competências digitais, em disciplinas ou seminários, como Sociedade brasileira e cidadania, Design Thinking, cultura digital e mindset ágil.
 

FORMAS DE INGRESSO
Você pode ingressar no curso pelo vestibular online ou pelo tradicional, bem como por transferência externa. Também é possível usar a nota do Enem, desde que o resultado tenha sido superior a 200 pontos na prova de conhecimentos e na redação.

#VemNaCerteza
Decidir qual faculdade você vai fazer é uma das decisões mais importantes da vida, afinal sua vida pessoal e profissional dependem dessa escolha. Pensando nisso, criamos o #VemNaCerteza, um bate-papo ao vivo com um especialista para você zerar todas as suas dúvidas sobre a instituição, nossos diferenciais acadêmicos, mercado de trabalho, possibilidades de carreira e, principalmente, o seu futuro.Vamos transformar a sua decisão em uma certeza? Para participar, clique aqui!


AULA DESTAQUE
Os matriculados recebem benefícios exclusivos para construir um currículo diferenciado. No caso do projeto Aula Destaque, nomes conceituados do mercado são convidados a compartilhar conhecimentos e experiências com os alunos, como Ricardo Amorim, Paulo Cunha e Marcelo Castelli.


CERTIFICAÇÕES
Nos cursos de desenvolvimento da Pitágoras, também existe o acesso gratuito a programas de Certificações com Parceiros de grandes empresas, como HUAWEI ICT Academy, AWS Academy, AWS Educate e CISCO. Neles, o estudante expande o conteúdo visto no curso superior e obtém o reconhecimento de suas competências por essas organizações, agregando ainda mais valor ao currículo.


CANAL CONECTA
O Canal Conecta, por sua vez, é um benefício ligado à orientação e ao encaminhamento para o mercado de trabalho. No portal, o aluno dispõe de ferramentas para elaborar currículos, melhorar em entrevistas de emprego, fazer testes comportamentais e inscrever-se em processos seletivos de estágios e empregos dos parceiros da Pitágoras.